quarta-feira, 12 de junho de 2013

Novo Centro de Lages



Vi no Youtube o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=knHDngY87zE ) da remodelação do centro de Lages e fiquei um pouco decepcionado com o projeto. Há algum tempo que tenho notado, que principalmente nos sábados é quase impraticável andar nas calçadas da Nereu Ramos. Acho que elas deveriam ser alargadas suprimindo-se os dois estacionamentos e uma das pistas, deixando apenas uma pista no centro da rua.

Além das calçadas muito estreitas tem ainda os canteiros pisoteados que não servem para nada além de atrapalhar o fluxo dos pedestres. Este ítem deveria ser revisto.


3 comentários:

  1. Realmente, Johnnie, é uma ideia que merece ser analisada com atenção. Concordo com teu ponto de vista, afinal as calçadas da Nereu Ramos são mesmo intransitáveis em qualquer dia.
    Olhando pelo lado dos pedestres, concordo totalmente que as calçadas deveriam ser bem mais largas, a exemplo da rua Manoel Joaquim Pinto em São Joaquim, onde em alguns pontos o estacionamento foi suprimido pelas calçadas, afim de maior mobilidade para o pedestre.
    Porém, olhando do ponto de vista do motorista, retirar as 2 faixas de estacionamento e uma de rolamento mataria o trânsito não só da Nereu mas também da Correia Pinto, sem dúvida! Basta olhar o exemplo da Coronel Córdova: possui apenas 1 faixa de rolamento, e o reflexo disso você já sabe - filas insuportáveis nos horários de pico e nos sábados!
    Acho que retirar uma faixa da Nereu Ramos atrapalharia e muito na fluidez do trânsito, que você tanto defende!

    ResponderExcluir
  2. Talvez Gilberto, mas estes problemas podem ser contornados com outras medidas que retirem os carros do centro, uma tendência moderna. O centro da cidade eve ser reservado aos pedestres, aos carros apenas a circulação local. Em Jaraguá do Sul é assim e funciona bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém posso abrir mão da minha colocação e deixar 2 faixas, suprimindo o estacionamento. Alterações como estas requerem estudos mais focados, e os comentários que postamos são apenas idéias. No entanto vale a observação de que como está é muito ruim.

      Excluir