terça-feira, 27 de novembro de 2012

Terminal Urbano


Como primeira sugestão começo trocando o terminal urbano de lugar (quadrado azul), devolvendo a praça Vidal Ramos seu espaço original. 

O terminal pode ser construído no trecho da rua Nereu Ramos (acho que este trecho leva este nome) entre a avenida Belisário Ramos e a rua Cel Serafim de Moura, valendo-se do espaço duplo deste segmento de rua, e dos terrenos adjacentes, onde hoje é o estacionamento da Transul, a Locadora Video Cidade e fundos. 

O terminal teria acesso de saída diretamente para a avenida Belisário Ramos para aqueles ônibus que se dirigem ao Coral, Av. Duque de Caxias, Conta Dinheiro, Popular, Penha etc.., e para a rua Cel Serafim de Moura para aqueles de sentido oposto que se dirigem ao Conte, Santa Helena, etc... 

A rua Cel. Córdova passa a subir desde a Av. Belisário Ramos.

A rua Cel. Serafim de Moura tem seu sentido invertido por toda a extensão.

O acesso a partir da avenida Belisário Ramos até a praça Vidal Ramos será pela rua Cel. Córdova, dos dois sentidos.

Quem vem da rua Otacílio Vieira da Costa passa a subir a rua Cel Córdova ao invés do atual gargalo onde os veículos cruzam uns aos outros entre estas duas ruas. Quem vem da Cel. Serafim de Moura pode acessar a rua Otacílio Vieira da Costa sem cruzar na frente de ninguém.

Como é e como pode ficar. um dos grande gargalos do trânsito de Lages. Esta é a solução.

O atual cruzamento do Banco do Brasil deixa de existir, pois os veículos que sobem a Cel. Córdova podem se dirigir a direita em direção ao Map Hotel, a esquerda em direção a rua Quintino Bocaiúva que tem seu sentido invertido até a rua Fausto de Souza, ou ainda pode continuar subindo a rua Cel Córdova.

A rua Fausto de Souza passa a descer em sentido inverso da rua Correia Pinto até a Av. Belisário Ramos.

Quem desce a rua Nereu Ramos, obrigatoriamente deverá seguir em sentido a rua Quintino Bocaiúva (a direita).

A rua Martinho Nerbass passa a ter sentido único da rua Quintino Bocaiúva até a rua Cel.Serafin de Moura, e sentido contrário da rua Quintino Bocaiúva até a rua Correia Pinto.

O trecho da rua Nereu Ramos partindo da rua Cel. Serafin de Moura até a rua Quintino Bocaiúva tem seu sentido invertido de forma a evitar que quem desce a Nereu Ramos cruze a Quintino Bocaiúva.

Na avenida Belisário Ramos deverá ser construída uma plataforma sobre o ria Carahá (em verde) desde a ponte da rua Fausto de Souza até a rua Cel Córdova de forma a abrigar duas pistas de espera para se entrar à esquerda, uma para os ônibus quem chegam ao terminal e outras para os demais veículos. Esta plataforma poderá ser ainda maior e deverá ter, pelo menos, o comprimento da soma de todos os ônibus que vem da direção da avenida Duque de Caxias e chegam ao terminal ao mesmo tempo. Esta plataforma acabará com a atual espera do semáforo ali existente, que provoca a interrupção do fluxo da Av. Belisário Ramos no sentido rua Fausto de Souza/Rua Cel. Córdova.

Eliminamos dessa formas o cruzamento da Nereu Ramos com a Quintino Bocaiúva, o Cruzamento do Banco do Brasil, e o fluxo anômalo da rua Otacílio Vieira da Costa com a Cel. Córdova.

Vale ressaltar que estas mudanças podem ser implementadas sem que o terminal seja mudado e a plataforma construída, algumas pequenas modificações na saída do terminal seriam necessárias, mas nada de grande monta, embora estas modificações sejam interessantes.

5 comentários:

  1. Também sou de opinião que o terminal ficaria melhor instalado neste local, inclusive porque permite construí-lo prevendo a expansão do sistema de transporte urbano nos próximos anos.
    Porém, há que se pensar mais calmamente quanto às alterações de fluxo nas ruas adjacentes ao terminal e à praça pois, como vc não deve desconhecer, a alteração do fluxo de uma única rua pode provocar, ou até obrigar, a alteração do trânsito em mais ruas, o que dirá com alteração em tantas ruas como vc sugere, isso pode se tornar uma bola de neve.
    Então... pensemos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me aguarde que a sequencia das alteracões complementares a esta já está na minha cabeça. Só não deu tempo de postas tudo junto.

      Excluir
  2. eu já viajei pela cidade inteira (quase). me aguarde mais alteracões virão por aí. estas que sugeri não são isoladas do resto do centro. prometo uma mudança radical.

    ResponderExcluir
  3. Se o terminal fosse construído ali em baixo, acho que não seria necessária a alteração de sentido da Nereu Ramos no trecho do Zago, pois ao chegar na rua Serafim de Moura o motorista seria obrigado a virar à esquerda, não haveria ali um cruzamento. Sem contar que esse trechinho da Nereu Ramos também seria válvula de escape para sair do Centro em direção à Otacílio V. Costa; no teu projeto quem quer sair do Centro tem que fazer uma volta enorme pela rua Martinho Nerbass e depois pela Serafim de Moura, para aí chegar na Otacíio.

    ResponderExcluir
  4. esta é a idéia. fazer os carros circularem mais longe alivia os congestionamentos . eu mantenho o sentido que coloquei na minha sugestão pois o objetivo é evitar que quem desce da nereu Ramos cruze a Quintino. um cruzamento a menos.

    ResponderExcluir